Vai abrir um MEI? Saiba as vantagens e benefícios
Você está naquela dúvida e não sabe quais as vantagens e funcionalidade que vai ter ao se tornar um Microempreendedor Individual (MEI)?! Então esse post é para você. Confira.
O MEI foi criado com o intuito de fomentar o empreendedorismo no país, com o objetivo de formalizar negócios eram considerados ilegais. É uma boa opção para pessoas autônomas que precisam regularizar sua empresa e trabalhar de maneira legal.
A Financial Contábil é um escritório de contabilidade em ES que oferece os melhores profissionais para enquadrar seu negócio ao MEI, por isso hoje vai mostrar a você que está pensando se tornar microempreendedor individual sobre todas as vantagens, benefícios, regras e funcionalidade sobre esse procedimento.
Vantagens da abertura da MEI
Legalização do próprio negócio
Uma das grandes vantagens de abrir uma MEI é a possibilidade de formalizar seu negócio da maneira correta, que permitirá emitir notas fiscais, ter acesso a créditos especiais para pessoas jurídicas nos bancos e ainda aumentar ganhar maior visibilidade e confiança aos seus clientes.
Isenção de impostos
Ao se tornar um microempreendedor individual você tem a possibilidade de isenção nos tributos federais, que permite pagar pouco pelos impostos estaduais e municipais.
Com a abertura de MEI você empresário não precisa pagar IRPJ (imposto de renda pessoa jurídica), IPI (impostos sobre produtos industrializados), CSLL (contribuição social sobre o lucro líquido), COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social), PIS e INSS patronal.
Os únicos impostos necessários a serem pagos é uma taxa de R$5,00 como Imposto Sobre Serviços (ISS), 1 real sobre o imposto de Circulação de Mercadorias (ICMS) e o percentual de 11% sobre o salário mínimo para custear o INSS.
Simplificação da escrituração contábil e fiscal
A única regra a ser estabelecida na abertura da MEI é que o empresário deve comprovar um faturamento que não ultrapasse 60 mil reais ao ano, para isso, ele deve fazer a Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (DASN-Simei), que pode ser realizado pelo Portal do Empreendedor, com o prazo de 30 de abril de cada ano.
Possibilidade de contratação
Você empresário, ainda pode contratar um funcionário para ajudar no seu negócio, mas para isso é necessário pagar a partir de um salário-mínimo ou pelo menos o piso da categoria contratada.
Facilidade nas licitações
O escritório de contabilidade em Vitória, Financial Contábil explica sobre a maior facilidade em participar de licitações públicas com a abertura de MEI.
Economia nos tributos
Com a abertura de MEI o processo se torna algo mais simples e prático, em que você empresário não paga uma taxa de registro e consegue economizar com os tributos. Além disso, pode ter acesso a serviços gratuitos e ainda ter segurança jurídica para desenvolver o negócio.
Conheça os benefícios da abertura da MEI
O MEI (Microempreendedor Individual) oferece vários benefícios previdenciários, mais para conseguir esses tipos de benefícios é preciso realizar o pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), para ter acesso a:
– Salário-maternidade, que pode ser conquistado a partir dos 10 meses de contribuição;
– Auxílio-doença, a partir de 12 meses de contribuição.
– Auxílio-reclusão: Para obter este benefício é necessário realizar 24 meses de contribuição;
– Pensão por morte: a partir de 24 meses de contribuição;
– Aposentadoria por invalidez: Para obter este benefício é necessário realizar 12 meses de contribuição;
– Aposentadoria por idade: Para obter este benefício é necessário realizar 180 meses de contribuição. Lembrando que mulheres aos 60 anos e homens aos 65 anos.
Quais são os requisitos para a abertura de MEI
Para poder participar desse tipo de abertura de empresa, é necessário faturar até R$60 mil ao ano, escolher um tipo de atividade que seja válida para o MEI, não possuir ou ser sócio de outra empresa, caso necessário, contratar até 1 funcionário.
Para saber se o tipo de atividade exercida pode se enquadrar a abertura de MEI, acesse: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/atividades-permitidas
Como emitir notas fiscais
O microempreendedor não é obrigado a emitir nota fiscal para pessoas físicas, em qualquer situação, somente em casos de venda ou prestação de serviços para pessoas jurídicas.
O procedimento também pode ser diferente de acordo com a cidade que reside, nesses casos, a dica do escritório de contabilidade é consultar a prefeitura de seu município para saber como funciona o processo de abertura de MEI.
Saiba sobre ao Alvará de Funcionamento
A concessão do Alvará de Localização e Funcionamento é responsabilidade da Prefeitura de seu município, que devem estabelecer regras de acordo com as normas contidas nos Códigos de Zoneamento Urbano e de Posturas Municipais.
Lembrando que a concessão deve ser feita em até 180 dias após a formalização do MEI. O empreendedor deverá conhecer as regras municipais antes de fazer o registro, com relação ao tipo de atividade e ao local onde irá trabalhar.
Para mais informações entre em contato com nosso Departamento Comercial que vai orientar e ajudar você a formalizar seu negócio de maneira prática e rápida.