Facilitar o preenchimento e envio das obrigações fiscais, contábeis e tributárias dos contribuintes são uma das funcionalidades do Certificado Digital. Aliás, durante muito tempo, tanto as pessoas físicas quanto jurídicas perdiam horas do seu cotidiano para resolver questões burocráticas como comprovar documentos, firmar acordos, além de muitas outras responsabilidades.
Ao adquirir certificado digital, todas as informações são entregues aos órgãos competentes de maneira segura e rápida, sem precisar tirar uma hora do seu dia-a-dia para resolver documentos pendentes relacionados a assuntos burocráticos. Com ele, é possível que órgãos e contribuintes consigam realizar uma série de procedimentos e transações eletrônicas de forma segura e mais ágil, sem a necessidade de se deslocar a uma unidade física para autenticar informações.
Até porque, o certificado digital emite e recebe documentos, acessa informações, envia obrigações e compartilha dados sigilosos, contribuindo para mais segurança no fornecimento de informações.
Quais as vantagens de adquirir o Certificado Digital
Maior segurança
Pelo fato de o certificado se tratar de um documento eletrônico, ele garante ao usuário mais segurança, integridade, autenticidade e veracidade das informações prestadas, evitando fraudes e alterações no arquivo, uma vez que ele ficará bloqueado para edições. Além do que, a troca de todos os dados é criptografada, o que dificulta ainda mais ser acessado por terceiros.
Facilidade na declaração do Imposto de Renda
Outra vantagem para quem adere o certificado digital é a possibilidade de baixar arquivos da declaração do Imposto de Renda para ajustes e inclusão de despesas e deduções, o que facilita o procedimento. Além de permitir acompanhar o processamento da declaração e retificar informações quando necessário.
Contribui para a sustentabilidade
Pelo fato de dispensar o uso de papéis, o certificado digital acaba contribuindo com o meio ambiente por adotar práticas sustentáveis ao economizar esse tipo de material.
Redução de despesas
Também reduz os gastos com mão de obra que antes eram necessários para imprimir documentos, reconhecimento de firma em cartórios, além de procedimentos de faturamento e logística da nota fiscal eletrônica. Afinal, ao analisar o cálculo mensal dessas despesas anteriormente, será possível ver a redução das contas da sua empresa.
Redução da burocracia
O certificado digital permite realizar diversos tipos de serviços pela internet, facilita os procedimentos e colabora com a redução da burocracia que antes precisava ser enfrentada.
Isso porque, por meio do certificado eletrônico, o usuário tem mais acessibilidade para realizar serviços governamentais como tramitações eletrônicas de documentos, e-mails, envios de documentação, abertura e fechamento de negócios, assinar Notas Fiscais Eletrônicas, Cupons Fiscais Eletrônicos, além de outros documentos via internet, como declarações de Imposto de Renda, movimentações na conta bancária etc.
Onde adquirir o Certificado Digital
Certificado digital pessoas jurídicas
Pessoas jurídicas que desejam adquirir o certificado digital podem contar com nosso escritório de contabilidade em Vitória-ES, apresentando os seguintes documentos: carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira de identidade de Estrangeiro, além dos documentos com foto como OAB, CRC, CRM.
Apresentar também, CPF, comprovante de endereço em nome do titular do certificado a ser validado (água, luz, telefonia fixa ou móvel e TV a cabo; extratos bancários e de administradoras de cartão de crédito ou contrato de aluguel no qual conste o nome do titular de até três meses). PIS, PASEP e título de eleitor são documentos opcionais.
Certificado digital para pessoas físicas
Pessoas físicas devem comparecer no escritório de contabilidade munidas dos seguintes documentos: documento com foto (documento de fé pública), como CNH, RG passaporte e carteira profissional; CPF, comprovante de residência (água, luz, gás, contas de cartão de crédito vinculadas a bancos, contas de telefone fixo e móvel emitidos há, no máximo, três meses). Já os documentos como PIS/PASEP/NIT, CEI e título de eleitor são opcionais.
Profissionais autônomos devem apresentar o cadastro específico do INSS (CEI), que pode ser comprovado por meio da impressão atualizada da página da DATAPREV. Já o PIS pode ser comprovado por meio de cartão do PIS, extrato do FGTS ou pelo cartão cidadão.
Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com nossos profissionais da Financial Contabilidade, que oferecem toda a orientação necessária que vier a precisar.