São muitas as opções para quem deseja tornar-se empreendedor ou até mesmo aumentar seu negócio e a abertura de filial pode ser uma excelente alternativa. Graças a era da transformação digital, é possível utilizar dos benefícios que a tecnologia é capaz de trazer para administrar um negócio, o que ajuda a reduzir custos, diminuir a burocracia, encontrar oportunidades e treinar colaboradores, além de otimizar uma série de outros fatores.
Diante disso, abrir uma filial pode ser visto como uma forma de fortalecer o empreendimento, no entanto o grande erro que muitos cometem é tentar fazer isso por conta própria, sem contar com a ajuda de um escritório contábil especializados na abertura de filiais.
Diante disso, montamos um post exclusivamente para aqueles que desejam abrir uma filial, apresentando quais fatores devem ser levados em conta. Confira!
O que levar em conta na hora de abrir uma filial
Primeiramente, antes de pensar na abertura de filial é importante entender que, apesar de ser um excelente modelo de negócio, não é para qualquer empreendedor. Isso porque, ao contrário do que muita gente pensa, não é fácil aproveitar uma marca já existente, que conta com processos claros de funcionamento. É preciso considerar diversos fatores, veja quais são a seguir:
Consistência do negócio
A primeira questão a ser observada é a consistência do negócio, isso porque, muitos empresários costumam pensar que as grandes tendências são excelentes segmentos para se investir. No entanto, esquecem de averiguar se trata de algo passageiro ou não.
Afinal, o grande problema de seguir essas tendências é que elas podem logo deixar de garantir os resultados como antes. Por isso, a recomendação é ter cuidado com grandes tendências e observar se o ramo escolhido possua um histórico de lucratividade comprovado e um mercado realmente amplo. Se o segmento for sazonal ou estiver em crise, por exemplo, sua aposta será bem mais arriscada.
Seu perfil de empreendedor
Tornar-se empresário não é para qualquer um, por isso antes de qualquer iniciativa, analise se você possui perfil para administrar um negócio próprio. Pois somente uma pessoa com perfil de empreendedor que será capaz de administrá-lo como precisa. Visto que, em alguns casos quando o negócio for muito lucrativo, exigirá a condução de um empreendedor com estilo mais agressivo e às vezes pode ser algo que você não tenha.
Nessa situação, a recomendação antes de tudo é procurar um escritório contábil especialista em abertura de filial para ajudá-lo a tomar as decisões adequadas. Mas antes, não esqueça de avaliar como a franquia em que você está de olho se encaixa nas suas expectativas, e se ela tem o potencial de dar satisfação pessoal ou apenas dinheiro.
Local de atuação
O local onde deseja abrir a filial é também um fator muito importante que pode fazer grande diferença nos resultados que ela será capaz de alcançar. Por isso, é fundamental avaliar se a franquia na qual está interessado já foi testada em regiões próximas ou de perfil similar aquela em que você pretende atuar.
Se ninguém abriu uma filial na sua região ainda, vale a pena investigar se é porque não conheciam o negócio e perderam uma boa oportunidade, ou se o motivo foi a localização.
Seu orçamento para investir
Por fim e não menos importante, é avaliar se o seu orçamento será o suficiente para investir na abertura da filial. Até porque, nada adianta ter o perfil adequado, conhecer todo o histórico, se identificar com o segmento e ter provas de que o negócio vai bem na sua região se não tiver o básico: dinheiro para investir.
Dessa forma, o melhor a fazer é nem mesmo estudar as que estão fora do seu orçamento de investimento, focando as opções viáveis para o momento. Isso vai poupar tempo e dinheiro, além de evitar frustrações por comparar franquias de valores muito diferentes.
Como abrir uma filial no mesmo estado
Se você decidiu abrir mais uma filial da sua empresa na mesma unidade de federação, os documentos necessários são: requerimento de arquivamento; contrato social alterado ou autorização de criação assinado pelos administradores da matriz; ficha de cadastro nacional (FCN) e comprovantes dos pagamentos das taxas do serviço de registro.
Com os documentos em mãos, os donos precisam assiná-los no momento da entrega. Caso algum deles não possa comparecer, esse trabalho poderá ser feito por um procurador. Para isso, será necessário anexar uma procuração junto aos documentos.
Abertura de filial em outro estado: como proceder
Em situações que a abertura de filial será em outro estado, o procedimento é um pouco diferente. Porém, é obrigatória a entrega dos mesmos documentos necessários para abrir filiais no mesmo estado. Lembrando que a entrega desses documentos deve ser realizada no mesmo estado da empresa matriz. Após feito esse processo, devem ser entregues os documentos restantes, que são os mesmos citados anteriormente.