O Certificado Digital na nuvem traz inúmeros benefícios aos usuários como maior segurança e mobilidade, podendo ser acessado de qualquer lugar, por meio de um dispositivo móvel, o que dispensa o uso de cartões ou tokens e elimina a preocupação com danos físicos, roubos e perdas.
Por ser acessado em nuvem e armazenado em um HSM (Hardware Security Module) possui um altíssimo nível de segurança, pois dispensa a necessidade do uso de mídias criptográficas e é gerenciável.
É um arquivo eletrônico que tem a função de identificar e de gerar a assinatura digital do seu titular. É uma espécie de identidade virtual, emitida para diferentes entidades, que pode ser pessoa física ou jurídica.
Atualmente, ele é usado por hospitais, escolas e também por pessoas físicas. Para profissionais liberais, como médicos, essa modalidade de Certificação Digital facilita a assinatura de prontuários e outras demandas diárias.
Resumidamente, o Certificado está “guardado” na nuvem e será acessado por meio de um computador ou de um dispositivo móvel para a assinatura de documentos. Com esse recurso, não há necessidade de utilizar qualquer mídia física (Token ou Smartcard): basta acessar o Certificado, autenticá-lo e utilizá-lo para assinar.
Nessa conjectura, explorar a tecnologia do Certificado Digital armazenado em nuvem representa incontáveis benefícios. Não garante apenas praticidade e economia, como também torna a Certificação mais simples e segura.
O valor do certificado digital em nuvem é diferente para pessoas físicas e jurídicas. Além do custo-benefício da Certificação Digital ser bem irrisório em relação às vantagens que ela proporciona, o Certificado pode ter validade por até 5 anos.
Esse conjunto de procedimentos conferem privacidade, segurança, confidencialidade, integridade e autenticidade dos documentos e informações pessoais em ambientes digitais.
A funcionalidade e a efetividade do armazenamento em nuvem reduzem as chances de erros e de problemas técnicos. Por isso, a utilização desses recursos pode resultar em inúmeros benefícios para a organização.
Os Tokens necessitam de portas USB para transferência de dados. Apesar de populares, essas portas não estão disponíveis em celulares e em dispositivos como tablets, por exemplo. Os Smartcards por sua vez exigem uma leitora específica para que o dispositivo funcione.
Além do mais, para que o Certificado tradicional, em Token ou Smartcard, seja utilizado pelo computador é necessária a instalação de um driver. Com a adoção do Certificado Digital em nuvem, todas as funcionalidades estarão disponíveis a alguns cliques, o que confere bastante praticidade, além de uma substancial economia.
Logo, uma das principais vantagens do Certificado em nuvem é a mobilidade. Pois não é preciso estar em um escritório para acessar o Certificado com segurança. Basta acessar o aplicativo utilizando um dispositivo, como um smartphone ou tablet conectado à internet.
Além da vantagem de otimizar soluções para os clientes, com a implantação do Certificado Digital em nuvem você ainda pode diminuir custos com equipamentos e logística. A facilidade do uso e a praticidade desse Certificado reduz a necessidade de ajuda com suporte técnico.
Para mais informações sobre o certificado digital na nuvem, entre em contato com nossos consultores pelo e-mail: certificacao@financialnet.com.br ou se preferir ligue: (27) 3337-1410!