De acordo com o governo do Estado do Espírito Santo, o incentivo fiscal COMPETE – ES atraiu 35 empresas no mês de novembro e, entre elas, estão os setores do comércio atacadista, venda não presencial e transporte aéreo, que aderiram ao benefício fiscal. O COMPETE -ES, gerenciado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), é um incentivo fiscal no qual as empresas assumem o compromisso de aumentar a competitividade, resultando em seu próprio desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Uma das empresas que aderiu ao incentivo fiscal COMPETE – ES, recentemente, foi a fabricante de calçados femininos Piccadilly, que em breve irá abrir um Centro de Distribuição na cidade de Cariacica – ES para enviar seus produtos para todo o Brasil. Já no setor de transporte aéreo está o aeroporto de Vitória. A partir de 2019, as companhias aéreas Azul e Gol oficializarão a adesão ao programa COMPETE- ES, permitindo novos voos diários a partir de fevereiro de 2019 de Vitória-Recife e a linha internacional semanal Vitória-Buenos Aires, já no próximo mês.
Com a assinatura do contrato de competividade, as empresas do segmento de transporte aéreo de passageiros e de cargas terão uma redução da alíquota do ICMS do querosene da aviação, conforme contrapartidas oferecidas pelas companhias aéreas ao Governo do Estado.
Vantagens de investir no Espírito Santo
Mais qualidade de vida
O Espírito Santo é um estado que oferece vários benefícios fiscais para empresas, o que contribui para o aumento da qualidade de vida dos habitantes. Outro fator que faz considerar o estado capixaba como uma ótima opção é alto índice de IDH e a diversidade de locais para instalação de negócios, investimento e moradia.
As principais cidades capixabas possuem toda infraestrutura de comércio e serviços, com shopping centers, rede hoteleira, vida noturna, entretenimento e lazer, além de uma excelente rede de saúde, educação, opções turísticas, culturais, gastronômicas e esportivas.
Qualificação de mão de obra
O Espírito Santo também investe permanentemente em qualificação profissional, respeitando as vocações e os arranjos produtivos regionais. Para isso, oferece cursos em diversos segmentos, proporcionando aos jovens estudantes e trabalhadores, do campo e da cidade, a qualificação e especialização necessárias para o sucesso no mercado de trabalho.
No total, são mais de 30 modalidades de cursos, em áreas como petróleo e gás, agronegócio, alimentação, confecção, metalmecânica, construção civil, comércio, serviços, turismo, gestão, apoio e logística, entre outras.
Infraestrutura
Considerado um dos maiores da América Latina, o complexo portuário do Espírito Santo é composto por sete portos que movimentam cerca de 45% do PIB estadual. Com uma excelente infraestrutura, permite a movimentação de diversos tipos de cargas, algo fundamental para a atração de investimentos de novas empresas e o desenvolvimento econômico. Também é servido por uma ampla malha rodoferroviária, que favorece o recebimento de matérias-primas e insumos, facilitando o escoamento de produtos acabados.
Localização estratégia
Situado no litoral do Sudeste brasileiro, próximo aos grandes centros de produção e consumo do país, em um raio de 1200 quilômetros, alcança 60% do PIB nacional. O Espírito Santo faz divisa com Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Oceano Atlântico. É um estado totalmente integrado ao mercado nacional e internacional e sua capital, Vitória, fica a 412 km do Rio de Janeiro, 382 km de Belo Horizonte, 742 km de São Paulo e 947 km de Brasília.
Economia diversificada
Com uma economia diversificada, o estado capixaba movimenta negócios de vários setores, entre eles: petróleo e gás; siderurgia e mineração; celulose; rochas ornamentais; moveleiro; café, floricultura, como também os setores metalmecânico, confecções, construção civil, alimentos, automotivo, entre outros.