História da Contabilidade
A contabilidade é basicamente um sistema de informação que controla patrimônios pertencentes a pessoas físicas ou jurídicas, dito isto, é possível notar que a história da contabilidade é bem mais antiga do que se possa imaginar. Na própria pré-história é perceptível a existência de registros contábeis feitos pelos homens das cavernas onde já haviam técnicas de controle de alimento, de dias, de materiais e caças.
Com o passar dos anos e o desenvolvimento da sociedade e da própria humanidade, a história da contabilidade foi ganhando ainda mais notoriedade. Os egípcios e babilônios faziam registros contábeis de suas transações comercias tais como: salários, impostos e investimentos. Já no oriente médio, eles utilizavam a contabilidade para controlar a quantia de cabeças de gado, modelo este que foi aperfeiçoado pelos Gregos logo em seguida.
Na época medieval vemos um desenvolvimento econômico e da propriedade, isto fez com que fosse necessário técnicas de controle e apuração de bens. Uma vez que, à medida que os homens foram obtendo patrimônios, isso fez com que os registros contábeis se tornassem mais necessários, por conta do aumento da produção e a mudança das relações de trabalho. Com isso, a história da contabilidade teve um grande impacto na Itália, foi quando maiores estudos sobre o segmento começaram a existir e a primeira vez que o nome “contabilidade” foi cunhado na história.
A atividade comercial foi a que mais intensificou o uso dos registros contábeis, com o surgimento das corporações que foram base para a ascensão da sociedade burguesa e da propriedade privada este momento se tornou um marco para a história da contabilidade uma vez que novas técnicas e nomenclaturas foram sendo desenvolvidas, como por exemplo: a existência dos livros caixas, capital e método de partida dobrada, além dos registros de custos e consumos.
Embora todos estes fatos tenham sido relevantes, a história da contabilidade começou a obter embasamento científico a partir de três grandes acontecimentos que são: a tomada de Constantinopla pelos turcos, em 1453, que como consequência há o surgimento de muitos sábios bizantinos na Itália.
Em seguida ocorre o descobrimento da América e logo após do Brasil, o que fez com que a Europa acumulasse muitas riquezas, principalmente o ouro. E, na sequência acontece a Reforma Protestante que faz uma perseguição aos protestantes e eles por sua vez fogem para a América com muitas riquezas.
Após todos estes ocorridos, os registros contábeis passam a ser indispensáveis para organizar todas as riquezas adquiridas, ademais a economia está em pleno desenvolvimento.
Nota-se que a história da contabilidade foi evoluindo e adquirindo leis específicas, tomando, assim, um controle para as atuais situações, ganhando espaço no mercado de trabalho e se fazendo ciência em relação ao controle econômico e financeiro.
Como Surgiram os Registros Contábeis no Brasil?
Os registros contábeis passaram a ter notoriedade no Brasil no período colonial, época em que surgiram os armazéns alfandegários, mas, foi só no reinado de Dom João I que eles ganharam maior amplitude devido às fiscalizações de despesas e receitas. Com a chegada da família real a evolução da história da contabilidade só progrediu, devido a criação do Banco do Brasil, originando-se, consequentemente, a emissão de dinheiro – cédulas e moedas. À medida que ocorria a expansão da colônia, os gastos aumentaram evidentemente, exigindo um maior controle das contas públicas do Estado.
A primeira ordem oficial de escrituração e relatórios contábeis foi feita pelo Príncipe D. João VI. no seu governo, em 1808. Uma vez que o Brasil era colônia de Portugal, muitas influências principalmente as leis e implementações advinham dos seus colonizadores.
Como o berço da história da contabilidade é a Itália, Portugal já recebia em primeira mão as novas técnicas e leis e por já implementar no seu território, tinham embasamento para replicá-las no Brasil. E, até a década de 50 foi assim que se prosseguiu, a doutrina italiana era a que predominava. Mas, com a vinda de indústrias estrangeiras para o país, estas diretrizes foram alteradas o que ocasionou na evolução dos conhecimentos contábeis.
A história da contabilidade dá-se por findada quando o país publicou uma lei em 1976 que regulamentava os princípios contábeis orientados pelos norte-americanos, sendo assim, novas técnicas próprias foram criadas.
Vantagens de ter um Escritório de Contabilidade
De acordo com a história da contabilidade e toda a sua evolução, podemos discorrer diversas áreas que a contabilidade passou a abranger, tais como: elaboração dos demonstrativos contábeis, geração de folha de pagamento, elaboração das obrigações fiscais como guias de impostos e declarações ao fisco, controle societário das empresas, compreendendo na manutenção das certidões negativas e alvarás de funcionamento das mesmas, entre outros. E, para obter um destes serviços com qualidade, agilidade, transparência e autoridade, só um escritório de contabilidade em Vitória/ES tem todos estes princípios para atendê-los.
A Financial Contabilidade é um escritório de contabilidade em Vitória ES, que há uma década e meia atua no mercado de contábil, oferecendo soluções estratégicas e personalizadas, identificando as reais necessidades de seus clientes e atendendo suas expectativas. Sabe-se, principalmente, que as empresas passam por diversos processos burocráticos e por isso necessitam de um planejamento financeiro tanto na sua fase inicial quanto para otimização de questões burocráticas, isso quando já são consolidadas.
Além de um planejamento, um escritório de contabilidade em Vitória ES, como a Financial Contabilidade, pode oferecer também, serviços de consultoria contábil que tem como finalidade avaliar a situação e viabilidade para montar e gerir um negócio, apresentando todos os pontos positivos, os negativos e instruir para que sejam tomadas as decisões corretas e necessárias no local e momento adequado.
Além disto, um escritório de contabilidade em Vitória ES, como a Financial Contabilidade, pode oferecer análises que podem auxiliar na prevenção e gestão de crises, enquadrando também a empresa nos melhores tipo de tributação evitando encargos abusivos oferecendo resultados econômicos a sua empresa e um balanço que permite ter o controle total dos registros contábeis do seu negócio.