Conheça as causas da mortalidade das empresas
Todo empreendedor tem o receio de seu negócio não dar certo, aquela dúvida de será que minha empresa terá sucesso assombra a maior parte de muitos empresários.
A questão é que muitas causas da mortalidade de empresas envolvem inúmeros fatores que estão ligados diretamente a falta de planejamento. Pensando na importância de montar um plano de negócio, a Financial Contabilidade vai apresentar as principais causas da mortalidade de empresas e explicar como evitar isso.
Falta de planejamento
Um dos principais erros que a maior parte das empresas cometem é a falta de planejamento, e isso pode ser fatal para uma organização. Afinal, começar um negócio sem antes estudar fatores como local, público-alvo e concorrentes são erros muito comuns que podem resultar na mortalidade da empresa.
Por isso a importância de montar um plano de negócios, que permite analisar com cautela todos os elementos que envolvem o empreendimento. Nessa etapa, o empresário deve levar em consideração o público-alvo, a concorrência, os custos e o maior número possível de variáveis, para se precaver de quaisquer imprevistos que surgirem pelo caminho.
Um bom planejamento tem como função descomplicar o negócio. É preciso conhecer o ambiente atuante, para conseguir seguir um roteiro que o ajude a tomar as decisões corretas diante do mercado, com o intuito de aproveitar as oportunidades.
Copiar negócios
Muitos empresários tentam se espelhar em empresas de sucesso para se inspirar no modelo de negócio, mas devemos ter em mente que se inspirar é diferente de copiar.
A inspiração nos ajuda a ter uma ideia do que pode ser melhorado, já a cópia integral é uma grande tendência para o fracasso, afinal, não é porque deu certo para alguém que também será vantajoso para seu tipo de negócio. Pense na importância de adaptar as fórmulas à sua própria realidade, com o objetivo de oferecer um diferencial para seus clientes.
Plano de negócios incompatível com a realidade
Ao elaborar um plano de negócio, muitos empreendedores acabam desenvolvendo algo que seja incompatível com a realidade, isso acontece devido não realizar o estudo de forma correta.
Com isso, no plano de negócios, acabam estipulando valores de pagamento muito acima da capacidade e realidade financeira da empresa, com a ideia de conseguir atingir a um público muito alto em um curto período de tempo. Assim, resultando em prejuízos e decepções por conta das expectativas fora da realidade do mercado.
Inexperiência e falta de capacitação
Sabemos que todo futuro empreendedor é inexperiente, mais não é por esse motivo que vai deixar de realizar uma capacitação profissional que ajude no negócio.
É necessário entender que a falta de capacitação resulta em inúmeros problemas relacionados tanto na questão comercial como financeira. Por isso, sempre busque o máximo de informações e treinamentos possíveis que poderão auxiliar a desenvolver uma gestão empresarial eficaz e adequada.
Falta de fiscalização e acompanhamento
Outro fator que pode resultar no fechamento de um negócio, é a falta de fiscalização e acompanhamento das responsabilidades a terceiros.
É essencial que o trabalho dos funcionários e colaboradores seja fiscalizado, para conseguir revisar contas e acompanhar bem de perto as receitas e despesas da empresa.
Como são muitas atividades para monitorar, a dica é contratar uma pessoa qualificada e de confiança ajudar na fiscalização e acompanhamento do negócio. Lembrando que nunca se deve ausentar de seus investimentos.
Contas pessoais com as contas da empresa
Um erro muito comum de se encontrar é misturar as contas pessoas com as contas da empresa. Todo empresário deve entender que o controle financeiro e primordial para garantir o sucesso do negócio e que esse descuido pode gerar prejuízos irreversíveis para o caixa da empresa, além de problemas com a Receita Federal.
Os sócios proprietários das empresas devem receber uma porcentagem fixa dependendo do lucro, que são estipulados no início da atividade empresarial e devem ser incluídos no orçamento.
Falta de divulgação
Toda empresa necessita de uma divulgação para que possa ser reconhecida e lembrada pelos seus clientes. Mas, geralmente isso não acontece em uma organização. É preciso implantar boas estratégias de marketing para garantir maior visibilidade e consequentemente crescimento ao negócio.
Desequilíbrio no fluxo de caixa
Não ter um fluxo de caixa equilibrado e controlado é um grande erro que pode trazer muitos prejuízos a empresa. Para evitar esse tipo de problema, é essencial manter sempre as contas organizadas, sejam por meio de planilhas, tabelas ou cadernos, o importante é ter tudo sob controle.
Considerado um dos maiores vilões e responsáveis pela mortalidade de empresas no Brasil, a falta de organização na gestão das finanças e de pessoas e planejamento pode acabar obrigando empresários a fecharem as portas.
Nosso escritório contábil em Espírito Santo sabe da importância que um planejamento tem para as empresas e por isso oferece os melhores contadores para ajudar empreendedores a ter uma gestão empresarial eficaz e assim evitar o fim do negócio.
Se você está pensando em abrir um negócio ou está com dificuldades em administrar sua empresa, fale com nosso Departamento Comercial, pelo telefone (27) 3337-1410, ou se preferir pelo e-mail: comercial@financialnet.com.br e agende uma conversa com um de nossos contadores.