Todo prestador de serviços que atua na área fiscal ou tributaria já deve ter ouvido falar sobre o CPOM (Cadastro de Prestadores de outros Municípios), um cadastro obrigatório para quem presta serviço para uma empresa que está localizada em outro município.
Vale destacar que, sempre que o prestador emitir uma Nota Fiscal para empresas estabelecidas em outra cidade, será exigido o cadastro para prestação de serviços e caso o cadastro não ocorra poderá trazer prejuízos ao prestador.
Entenda por que todo prestador de serviço deve se preocupar com o CPOM
Sabemos que ter o próprio negócio é algo que requer muita dedicação e paciência para enfrentar uma série de burocracias, não é mesmo?! Por isso, a importância de empresas prestadoras de serviços se atentarem ao registro no CPOM. Esse tipo de cadastro simplificado é exigido por muitos municípios e deve ser solicitado quando o prestador de serviço realizar um trabalho fora da cidade onde está situado.
A ausência do cadastro de prestadores de serviço poderá trazer grandes prejuízos. Entenda quais são:
Dificuldade de precificação
Enfrentar problemas com precificação é uma experiência muito desagradável, não é verdade?! Afinal, nenhum prestador de serviço deseja receber menos do que o esperado. Não ter o cadastro de prestadores de serviços pode influenciar na margem de custo do serviço prestado, isso porque quando uma empresa realiza um serviço, o ISS retido neste serviço é pago para a cidade na qual ela está estabelecida. Ter o CPOM evita a bitributação, ou seja, a cobrança de duas tributações sobre o mesmo serviço.
Mais custos
Não adquirir o CPOM pode gerar mais custos para o seu negócio, isso acontece devido ao ajuste do cadastro de prestadores de serviços gerar gastos. Lembrando que o cadastro é simples, mas caso não fique comprovado que a empresa está estabelecida no local, o ajuste custará caro.
Perda de lucratividade e competitividade
Não realizar cadastro de prestadores de serviços poderá trazer penalidades como dupla tributação, que acontece em razão do não atendimento ao registro solicitado, o que gera menos lucros, menor capacidade de investimento e queda de sua competitividade frente a seus concorrentes.
Perda de credibilidade no mercado
Vale destacar que a obrigação de se registrar no CPOM é da prestadora de serviços e não ter o cadastro de prestadores de serviços aprovado poderá afetar a imagem da sua empresa e, consequentemente, afastar sua clientela. Para mais informações sobre como adquirir o CPOM, entre em contato com nosso escritório de contabilidade em Vitória – ES.