Com o intuito de simplificar a relação trabalhista entre empregador e empregado, o e-Social é um sistema informatizado que surgiu para facilitar a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
Trata-se de um programa de informatização do Governo Federal com a participação do Ministério do Trabalho e Emprego, junto ao INSS, Receita Federal e a Caixa Econômica Federal, em que as pessoas podem buscar informações burocráticas em um único banco de dados.
Sua principal funcionalidade é unificar o envio de dados referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS, facilitando tanto a rotina das empresas, como a rotina dos trabalhadores.
Implantar o e-Social é a garantia de praticidade e facilidade na fiscalização de informações empresariais burocráticas, como exemplo a folha de pagamento que transitará de forma eletrônica para o Governo, aumentando o seu poder de fiscalização.
Serão também registradas informações referentes aos pagamentos efetuados ao trabalhador, relacionadas à sua condição de trabalho, características do local que desempenha suas funções e os tipos de riscos aos quais o trabalhador está exposto.
Com o sistema informatizado, é possível evitar multas desnecessárias e comprovar ao fisco que sua empresa opera dentro da legalidade, contribuindo para uma melhor gestão de maneira natural e otimizada.
Além de simplificar a rotina das empresas, o e-Social também apresentará benefícios significativos para o funcionário, pois será possível assegurar, de forma muito mais efetiva, o cumprimento dos direitos trabalhistas e previdenciários.
A entrada em operação desse novo procedimento vai contribuir também para uma melhoria na elaboração e tomada de decisão em políticas públicas, além de facilitar a prestação dos benefícios previdenciários aos trabalhadores.
Por que implantar o e-Social nas empresas?
Integração das informações
Por se tratar de um sistema informatizado que simplifica processos, o e-Social permite uma maior integração nas informações, o que acaba contribuindo para uma maior produtividade. Além de ajudar a diminuir erros de cálculos que atualmente ocorrem na geração de guias de recolhimentos do FGTS e demais tributos.
Controle dos dados dos funcionários
Outra vantagem desse tipo de sistema informatizado é a garantia de manter todas as informações dos empregados organizadas, o que permite ter acesso aos dados de maneira ágil e prática.
Operação dentro da legalidade
Com o e-Social é possível manter a fiscalização em dia, pois o sistema informatizado apresenta erros que possam estar sendo aplicados nas empresas, como exemplo o fracionamento indevido de férias, que é controlado de maneira eficaz, evitando possíveis multas.
Admissão de funcionários
O e-Social também facilitará a questão de admissão de funcionários, em que as informações de folha de pagamento, INSS e FGTS da empresa também serão enviadas de maneira integrada.
Maior segurança
O sistema informatizado garantirá também maior segurança jurídica, com um ambiente de negócio que beneficia a todos, principalmente àquelas empresas que trabalham em conformidade com a legislação.
Mais economia
As empresas que aderirem o e-Social diminuirão gastos e tempo dedicados atualmente para à execução de tarefas como a substituição da entrega de diversas obrigações por apenas uma operação.
Praticidade e agilidade
Também oferecerá registro imediato de novas informações, como a contratação de um empregado, disponibilizando dados aos órgãos envolvidos de maneira automatizada.
Garantia nos direitos trabalhistas
Para os trabalhadores, a grande vantagem desse sistema informatizado é a maior garantia em relação à efetivação de seus direitos trabalhistas e previdenciários, como também a transparência referente às informações de seus contratos de trabalho.
Entre em contato com nossa equipe para saber mais sobre esse sistema informatizado para as empresas.