O que é Regime de Caixa?
O regime de caixa é um método da contabilidade que visa medir o desempenho e a posição econômica de uma empresa. Ele é utilizado para registrar todas as receitas, custos e despesas do fluxo de caixa da sua empresa. É um modelo de negócio mais voltado para empresas que trabalham com vendas a prazo, onde a tributação ocorre no momento de cada pagamento.
No regime de caixa, as informações devem ser registradas no momento em que o pagamento ou recebimento ocorrem e não quando são negociadas, compradas ou vendidas. É importante pois são esses fatores que determinam a saúde financeira da sua empresa ao realizar o acompanhamento de entrada e saída de capital por meio do DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa). Esse método deve ser realizado por uma empresa de confiança, como a
Financial Contabilidade, empresa de contabilidade no ES.
No geral, o regime de caixa possibilita um comprometimento menor do setor financeiro das empresas, já que os tributos incidem apenas nos valores presentes no fluxo de caixa. Esse sistema é o mais simples e mais utilizado hoje no Brasil e favorece especialmente as empresas que trabalham com vendas a prazo ou com datas de pagamento diferentes da venda. Isso ocorre porque o imposto apenas poderá ser pago apenas após o recebimento do dinheiro de seu cliente e não quando for emitida a nota fiscal.
Em muitos casos as Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), especialmente as optantes pelo regime tributário do
Simples Nacional e Lucro Presumido, começam suas atividades aderindo ao regime de caixa, porque ele permite uma visão mais simples do funcionamento de um negócio.
É importante salientar que o regime que você escolher será válido durante todo o ano, não podendo ser realizada a mudança do regime antes do fim de ano, quando é necessário realizar novamente o processo de escolha de regime para validar para o ano seguinte.
A Financial, empresa de contabilidade no ES, irá te explicar um pouco mais sobre as principais vantagens de implementar um regime de caixa em seu negócio.
Vantagens de Utilizar o Regime de Caixa
A simplicidade na apuração é a principal vantagem do regime de caixa, podemos falar que o processo de declarações do fluxo de caixa se torna muito prático. A empresa irá recolher os tributos aos cofres públicos, só após receber suas parcelas e, dessa forma, haverá um maior controle das contas a receber. Também é possível analisar a real situação da empresa em relação ao fluxo de caixa do negócio, o que possibilita um maior controle de toda a gestão financeira e fiscal da empresa. O regime de caixa ainda contribui para análise de liquidez, e para tomada de decisões de curto prazo.
Cuidados Consideráveis Para Quem Opta Pelo Regime de Caixa
Ao optar pelo regime de caixa é necessário controlar com atenção redobrada todo o fluxo de caixa e registrar todas as receitas e despesas diariamente. É importante ter cuidado na hora de preencher dados para o controle, pois, se o sistema não for automatizado, o preenchimento errado de informações poderá acarretar na cobrança de impostos indevidos ou desnecessários. É recomendado que você use um software de gestão com recurso de controle do fluxo de caixa. É indispensável ter um bom controle financeiro do seu negócio com o auxílio de uma
contabilidade, como a Financial, empresa de contabilidade no ES, para que só valores destinados ao pagamento de uma despesa não sejam gastos com outro investimento, o que poderia resultar em dívidas.
A empresa que optar pelo regime de caixa precisa manter o registro dos valores a receber, no qual devem aparecer as seguintes informações sobre cada prestação de serviço ou operação com mercadorias a prazo:
– Número e data de emissão de cada documento fiscal.
– Saldo a receber.
– Valor da operação ou prestação.
– Quantidade e valor de cada parcela.
– Créditos considerados não mais cobráveis.
– A data de recebimento e o valor recebido.
Se as Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte tem filiais, é preciso considerar o somatório das receitas do fluxo de caixa recebidas por todas as unidades de estabelecimentos.
Quem optar pelo regime de caixa referente a tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Presumido, poderá adotar o regime de caixa para apuração das contribuições para o PIS, COFINS, CSLL e IRPJ, e será necessário que a empresa que optar por esse regime deverá:
– Emitir documento fiscal adequado, quando da entrega do bem ou direito ou da conclusão do serviço.
– Indicar no livro Caixa, em registro individual, o documento fiscal correspondente a cada recebimento.
No momento em que você optar por utilizar algum tipo de regime de caixa na sua empresa, é importante realizar um estudo do funcionamento de sua empresa e avaliar todas as necessidades que seu negócio apresenta, para escolher mais adequadamente qual o regime de caixa que mais se enquadra para o seu empreendimento.
Entre em contato com a Financial Contabilidade,
empresa de contabilidade no ES, para verificar qual regime de caixa é mais adequado para o seu negócio!