A multinacional alemã Bayer instalou um centro de distribuição no ES e suas atividades já começam agora no mês de julho. Grandes companhias buscam locais para instalar suas fábricas ou centros de distribuição e um chamariz para essa decisão é a existência de incentivos fiscais para empresas no estado em questão.
Para a abertura de empresas no ES são oferecidos pelo governo alguns incentivos, são eles: O COMPETE-ES (Programa de Competitividade Sistêmica do Estado do Espírito Santo), o FUNDAP ES (Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias) e a SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste).
Para utilização dos incentivos é preciso analisar toda a questão burocrática da Inscrição Estadual Sefaz/ES, como Habilitação da Inscrição; Adesão a Agência Virtual; Solicitação do PED (Livros Fiscais Eletrônicos); Alvará Corpo de Bombeiros; Alvará de Funcionamento; Alvará de Publicidade e Alvará Sanitário.
Todos esses pontos devem ser verificados para que a empresa possa ser constituida dentro da legalidade e se beneficiar de um incentivo fiscal, por isso, a melhor opção antes de abrir um negócio é procurar uma assessoria contábil no ES e estar por dentro de todos os quesitos e documentos necessários para o processo.
Entenda sobre os incentivos fiscais para empresas no ES
- COMPETE-ES
O COMPETE-ES (Programa de Competitividade Sistêmica do Estado do Espírito Santo) tem o objetivo de contribuir para a ampliação, modernização e diversificação dos setores produtivos do Estado, provocando a realização de investimentos, gerando empregos e renda para a população capixaba.
A grande vantagem desse benefício para as empresas, é a redução do ICMS para carga final de 1,1%.
- FUNDAP –ES
O FUNDAP ES (Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias) é um financiamento que tem como objetivo ampliar e diversificar as atividades locais dependentes do mercado externo, além da possibilidade de gerar mais emprego, com novos postos de trabalho, garantindo uma maior renda e desenvolvimento de todo estado do ES. Com ele, a empresa não paga ICMS no momento da entrada de importações, e consegue financiar o valor do ICMS pago na venda, amortizando o saldo total com apenas cerca de 10% do valor financiado.
- SUDENE
A SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) tem como finalidade promover o desenvolvimento sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional. O objetivo da SUDENE não é somente buscar apenas o crescimento do PIB, como também fortalecer todos os indicadores sociais, como educação, IDH, e garantir melhor infraestrutura da região. Seu benefício é a possibilidade de redução de 75% do valor pago de Imposto de Renda da empresa.
O centro de distribuição Bayer no ES
O centro de distribuição está localizado no município da Serra e é o primeiro da área Consumer Health da empresa fora do Estado de São Paulo. A empresa atua na produção de medicamentos, de itens para a saúde e nutrição, além de também trabalhar no setor agrícola, com desenvolvimento de tecnologias para melhoramento produtivo.
O novo centro de distribuição da empresa ocupará uma área de 60 metros quadrados com a previsão de movimentar até 540 pallets por mês, com atendimento a 26 clientes localizados em 20 estados. Para o estado do Espírito Santo, a vinda da Bayer é vista com muito bons olhos, por se tratar de uma grande empresa reconhecida no mundo inteiro e que agregará também para o estado.
Os incentivos fiscais para empresas atraem mais e mais empresas para se instalarem no ES, assim gerando em nosso estado polos geradores de renda, receita e empregos, assim como o caso da Bayer. Para continuar gerando capital e oportunidade para os capixabas, o governo do ES aposta em ampliar parcerias com empresas privadas e manter os investimentos fundamentais, mesmo durante a crise que estamos passando do Coronavírus.
Segundo o Secretário do Estado de Desenvolvimento, a chegada da Bayer mostra como o estado do Espírito Santo está atendendo com excelência quesitos como logística, comércio exterior e bom ambiente de negócios. O que foi confirmado pela líder de projetos da Bayer no Espírito Santo, que afirmou que o que incentivou na escolha pelo estado foi a cordialidade, organização e a receptividade. Assim como a assessoria da Secretaria de Desenvolvimento que sempre esteve aberta para ajudar e incentivar a abertura da empresa.
Tendo como base o caso da Bayer vemos que grandes empresas além de beneficiar o estado se instalando aqui, com geração de empregos e renda, ainda beneficiam a si mesmas por conta dos incentivos oferecidos. Por isso, caso queira abrir empresa no ES sem complicação com burocracias e de forma totalmente regularizada, a melhor saída é procurar uma assessoria contábil no ES.