O processo de prospecção de clientes possui técnicas importantes que impactam diretamente no fechamento de novos contratos e também na geração de receitas futuras.
O sucesso do negócio envolve um conjunto de fatores, entre eles o desenvolvimento de uma equipe de vendas bem organizada com um plano de prospecção de clientes estruturado, além de um bom planejamento de divulgação com estratégias que possam impactar a presença digital da marca, de maneira positiva e eficaz.
Saiba como fazer uma boa prospecção de clientes
Ofereça o serviço para a pessoa certa
Prospectar clientes consiste em desenvolver um planejamento estratégico para oferecer o serviço/produto certo para a pessoa certa. Afinal, sabemos que é muito desagradável receber indicações de compras que o consumidor não necessita.
Esse método além de gerar tempo acaba gastando dinheiro de uma forma desnecessárias, pois o profissional perdeu tempo com propaganda ou contato telefônico e não houve o interesse que desejava, pois, o cliente não precisa do produto oferecido.
Para evitar essa prospecção desalinhada, o importante é conhecer o perfil antes de oferecer determinado produto, para isso estude o mercado e as empresas que você pretende prospectar.
Não misture prospecção com vendas
Vale destacar que prospectar clientes não é o mesmo que vender, se trata de construir um relacionamento entre consumidor e cliente que possa influenciar na decisão de uma compra futura.
Ao realizar uma visita na empresa para apresentar o serviço é preciso ter um planejamento que consiste em conhecer o perfil do cliente.
Pense que você precisar mostrar a ele que a empresa dele é importante e que sua companhia gostaria muito de tê-lo como parceiro comercial. Faça uma pesquisa bem aprofundada da empresa, entenda a atuação, composição, produtos e as reais necessidades.
Indicações sempre são bem-vindas
As indicações sempre são bem-vindas, pois sabemos que clientes atuais conduzem a futuros clientes, seja indicada de forma espontânea ou estratégica.
O importante é sempre reconhecer a importâncias desasas indicações, oferecendo descontos, bônus ou qualquer outra vantagem de negócio, criando um relacionamento entre a empresa e o atual cliente, para que ele continue influenciando outras pessoas na decisão de compra.
Atualize sua carteira de clientes
Analise a carteira de potenciais clientes e verifique há quanto tempo cada um deles não compra o produto que sua empresa oferece. Para isso, retome contatos, programe novas visitas e entenda o motivo de a conta estar parada.
Visite feiras e convenções
Saiba que feiras e convenções é importante para realizar networking com pessoas influentes e tomadores de decisão. Por isso, sempre visite esses lugares onde poderá encontrar pessoas dispostas a aprender e que se interessa por inovações, contribuindo para a abertura de portas promissoras.
Descubra como impactar a presença digital da marca de maneira positiva
Não basta somente ter um plano de prospecção de clientes bem estruturado para gerar resultados satisfatórios ao negócio, é preciso também desenvolver um planejamento de divulgação de marca, para garantir uma presença on-line e assim conseguir alcançar um público maior. Afinal, hoje em dia ter uma presença no mundo digital é fundamental para qualquer tipo de negócio.
Ofereça conteúdos relevantes
Prepare conteúdos relevantes com informações que poderão interessar o perfil dos clientes, esse método faz parte de um planejamento estratégico que contribui para o sucesso da empresa.
Ofereça um newsletter dinâmica e objetiva, apresentando as vantagens e benefícios dos produtos que oferece. Crie um blog corporativo para divulgar as novidades do mercado que faz parte e manter o cliente sempre informado.
Tenha um script
Improvisações é algo que não costuma dar certo na hora de conversar com o cliente. Por isso a importância de ter um script pronto, para isso monte uma lista de questões que acha importante apresentar para o consumidor.
Lembrando que não basta somente falar, é essencial saber ouvir os clientes para ele poder expor suas dúvidas, assim transformando a prospecção em um diálogo harmônico e agradável.
Mantenha contato com o potencial cliente
Depois do encontro com o potencial cliente, é fundamental já decidir quando acontecerá a retomada da conversa ou outra apresentação. Lembre-se que manter o contato permanente é algo que gera confiança e segurança, para que o consumidor saiba que poderá contar com você quando precisar.
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